4/22/2010

27 de janeiro de 2010 por Luiz Erthal



Fachada da Biblioteca Estadual de Niterói

A Biblioteca Estadual Ministro Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, que integra o belo conjunto arquitetônico e histórico da Praça da República, no Centro de Niterói, está, finalmente, sendo reformada. Quando, porém, ao final da obra, previsto inicialmente para março, os primeiros tapumes que hoje a cercam forem retirados, um autêntico presente de grego pode estar sendo desembrulhado, não só para a antiga capital, mas para toda a sociedade fluminense: o despejo da Academia Fluminense de Letras, sediada na parte central do segundo andar do prédio desde a sua construção, em 1934.
O intento da secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, de remover a AFL de sua sede histórica foi confirmado por três fontes - uma da Assembléia Legislativa, outra da Prefeitura de Niterói e a terceira da própria Secretaria de Cultura do Estado. A motivação da secretária seria - certamente por ignorar o funcionamento e a importância da AFL - uma presumida subutilização do espaço, que, no seu entender, de acordo com as fontes, poderia servir melhor à própria biblioteca.

Leia mais: http://youpode.com.br/blog/todapalavra/2010/01/27/estado-ameaca-despejar-a-academia-fluminense-de-letras/#more-3



"A palavra “engajamento” reveste-se, aqui, de seus mais autênticos brios. Engajar-se é tomar parte em uma causa que não serve apenas aos interesses particulares de uma academia e de seus acadêmicos, tampouco a uma comunidade letrada. O que está em jogo é a luta pelo interesse de uma instituição pertencente à sociedade fluminense, sociedade que certamente ficaria mais pobre sem a ação desta casa fomentadora de cultura". 

(Texto: Roberto Kahlmeyer-Mertens- Escritor, amigo, poeta e professor de Filosofia no curso de Letras- Unipli)




Faça você também parte desse movimento em defesa
 da Academia Fluminense de Letras e
da Cultura Fluminense!!!

Por Aline Braga
( Profissional das Letras)


Um comentário:

  1. Se a academia fluminense de letras acabar, a população perderá muito no que diz respeito a cultura, ela é um tesouro público e não pode fechar.

    Beijos

    ResponderExcluir

Leitores Express

Palavras ao vento...