9/08/2009

A hora da Estrela...


Dica Express da Semana:

Entre a realidade e o delírio, buscando o social enquanto sua alma a engolfava, Clarice escreveu um livro singular. "A Hora da Estrela" é um romance sobre o desamparo a que, apesar da linguagem, todos estamos entregues.
Esse livro especificamente me marcou profundamente, pois foi lido em um momento bastante difícil em minha vida, porém já superado. É fato notório que Clarice Lispector escreve com a alma, e tudo que um dia reluziu de seus pensamentos se tornou uma verdadeira obra poética que se propagou para a posteridade.
As personagens criadas por Clarice Lispector descobrem-se num mundo absurdo; esta descoberta dá-se normalmente diante de um fato inusitado - pelo menos inusitado para a personagem. Esse fato provoca um desequilíbrio interior que mudará a vida da personagem para sempre. Para Clarice, "Não é fácil escrever. É duro quebrar rochas. Mas voam faíscas e lascas como aços espelhados". "Mas já que se há de escrever, que ao menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas". "Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo."


By Aline Braga
Letras Express!!!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! Boa escolha.Esse livro eu tb adoro e sou fascinado pelas obras de Clarice Lispector.
    Bjs Cláudio

    ResponderExcluir

Leitores Express

Palavras ao vento...